A Cultura Organizacional

Segundo Chiavenato, a cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e agir compartilhada por todos os membros da instituição, são normas informais e não escritas que orientam o comportamento das pessoas no dia-a-dia e direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. É o conjunto de valores, crenças, atitudes, premissas, interpretações, hábitos, costumes, práticas, conhecimento e comportamento.

Cada empresa tem uma cultura característica que mantém e cultiva. Esta espelha a mentalidade predominante. Existe em três níveis de apresentação, de acordo com Edgar Schein: artefatos, que são todos os significados visíveis ao primeiro contato de uma organização. São informações de como as pessoas se vestem, interagem e se comportam no ambiente de trabalho. Os valores compartilhados, que são as filosofias, objetivos e estratégias profissionais, são as razões pelas quais os colaboradores realizam suas funções. E por fim, as pressuposições básicas, as crenças inconscientes, pensamentos e sentimentos pertencentes aos membros da organização.

A importância da cultura nas corporações é estratégica. Acredita-se que a cultura faz a diferença num ambiente competitivo e tem impacto significativo no desempenho econômico, em longo prazo, de uma empresa. As instituições deixam de ser conduzidas por lucro e números e passam a ser norteadas por uma ideologia central. É a velha cultura de comando e obediência que dá lugar a nova cultura de liderança e compromisso, isto é, a clássica gerência começa a ser substituída por uma liderança renovadora, democrática e participativa.

Diante deste novo cenário, o profissional se torna um dos pontos focais no contexto empresarial, uma vez que o comprometimento pessoal é fator decisivo no alcance dos objetivos e metas traçados. Por isso, é imprescindível que os colaboradores entendam sua contribuição na empresa. É a tese da reciprocidade: a organização oferece incentivos, remunera, oferece segurança e condições de trabalho adequadas. O funcionário responde com trabalho, desempenho e resultados.

por Marcela Lemos

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